Exibições ocorrerão nos dias 3 e 4 de setembro; inscrições serão realizadas presencialmente
Nos dias 3 e 4 de setembro, a Universidade Estadual de Roraima vai realizar a primeira edição do projeto de extensão “Cinema Universitário”. O evento vai promover duas sessões de filmes para discutir temas sociais com a população em geral. Qualquer pessoa pode participar e as inscrições serão feitas presencialmente.
Acadêmicos que assinarem as listas de presença receberão certificados de participação. Ambas as exibições ocorrerão no Auditório Professor Amarildo Nogueira Batista, no Campus Reitoria (rua Sete de Setembro, 231, bairro Canarinho). A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UERR).
No dia 3, às 19 horas, será exibido o documentário “Olha pra elas”, de Tatiane Sager, sobre as consequências das omissões do Estado em relação ao encarceramento feminino, como falta de material de higiene pessoal, assistência social, atendimento psicológico e psiquiátrico e de informações sobre as famílias.
Ao final, os espectadores participarão de um debate com Cristina Cardoso, professora do curso de Direito da UFRR, e Janaine Voltolini de Oliveira, Professora do curso de Serviço Social da UERR.
No dia 4, às 16 horas, será a vez do documentário “Vãnh gõ tõ laklãnõ”, de Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá, sobre a história do povo Laklãnõ, originário do sul do Brasil. O filme aborda o passado, a retomada da língua, o impacto da construção da Barragem Norte, a presença das igrejas evangélicas e a questão do Marco Temporal.
O debate ao final da exibição será conduzido pela professora do curso de História da UERR, Laiana Pereira dos Santos, e pela professora do curso de Letras da UERR, Isabella Coutinho Costa.
As sessões do “Cinema Universitário” são uma ação do Programa UERR+, que objetiva fomentar a participação acadêmica e externa nas atividades de extensão, fortalecendo assim, a noção de cultura como cidadania e estratégia de desenvolvimento. Por meio dessa iniciativa, a instituição visa desenvolver diversas atividades como oficinas, cursos e eventos nos campi em parceria com outros órgãos ou entidades culturais de Roraima.