16.07.09
Uma equipe formada por professores e acadêmicos da UERR (Universidade Estadual de Roraima) viaja amanhã (17) para Gado Bravo, Paraíba, para representar o Estado no Projeto Rondon. Até 02 de agosto eles desenvolverão ações voltadas ao meio ambiente.
O Projeto Rondon, além de contribuir para a formação dos universitários como cidadãos, também ajuda a integrá-los ao processo de desenvolvimento social do país. Na UERR, ele é coordenado pela professora Maria das Neves Magalhães Pinheiro e desenvolvido pelos professores Thiago José Costa Alves e Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira.
“A proposta é melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes e também de aprendizado para os estudantes”, disse Thiago Alves. As atividades trabalhadas no projeto envolvem diversas áreas com enfoque no desenvolvimento local das regiões, cidadania, educação, saúde e cultura.
A Universidade Estadual selecionou alunos de cursos diretamente relacionados ao Meio Ambiente, tema a ser trabalhado no referido município, e, portanto, selecionou um aluno dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Florestal, Geografia e Turismo, num total de seis alunos. A seleção dos alunos ocorreu nos municípios de São João da Baliza, Rorainópolis, Caracaraí, Pacaraima e Boa Vista.
Os alunos selecionados por curso foram Edson Oscar Trebien (Agronomia), Jayne Pereira da Silva (Ciências Biológicas), Samielle Costa de Castro (Enfermagem), Sulianne Idalior Paião Ferreira (Engenharia Florestal), Lucas Costa Silva (Geografia) e Raimundo dos Santos Cardoso (Turismo)
Em julho, a Universidade Estadual sediou a abertura do Projeto Rondon em Roraima. “O projeto tem tanta importância para quem recebe rondonistas de outros estados, quanto para os estudantes que viajam”, disse Thiago Alves.