Iniciativa do curso de Engenharia Florestal propôs a construção de pluviômetros caseiros para ensino da climatologia
Sob orientação do professor Paulo Eduardo Barni, os acadêmicos do sexto semestre do curso de Engenharia Florestal, ofertado no Campus Rorainópolis da Universidade Estadual de Roraima (UERR), produziram o resumo expandido “Volume d’água precipitada na sede municipal de Rorainópolis: estimativa a partir de pluviômetros caseiros”.
O material é fruto do projeto de extensão “Trabalhando dados meteorológicos com alunos do ensino fundamental e médio na escola estadual Padre Eugênio Possamai”. Os dados foram coletados entre os dias 25 e 31 de maio deste ano. Foram realizadas quatro palestras e duas oficinas.
O projeto de extensão teve como objetivos principais divulgar o curso de Engenharia Florestal para a comunidade estudantil e de compartilhar conhecimento científico sobre meteorologia e climatologia com os alunos da rede pública de Rorainópolis, que ao final das atividades passaram a compreender melhor os fenômenos climáticos.
Para isso, com auxílio dos acadêmicos da UERR, eles construíram pluviômetros caseiros (a partir de garrafas PET: PolyEthylene Terephthalate) e com os equipamentos aprenderam a quantificar a água da chuva (precipitação) que cai nas dependências da escola e de suas casas. “Como resultado do projeto espera-se que os alunos aprendam a olhar os fenômenos meteorológicos de uma forma científica”, destaca Barni.
O resumo expandido será apresentado na XXVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2022): “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil – da independência do Brasil à emancipação tecno-científica do estado de Roraima”, que ocorrerá no período de 17 a 23 de outubro em Boa Vista.