![](https://www.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2025/02/boavistarobertomiller_54_52392590221_o-1024x683.jpg)
24.09.22 – Festival Paralímpico Loterias Caixa em Boa Vista, Roraima. Foto: Roberto Miller/Exemplus/CPB.
O Programa Institucional de Atividades Físicas e Esportivas para Pessoas com Deficiência da Universidade Estadual de Roraima (UERR) lançou edital para contratação de oito acadêmicos bolsistas do Curso de Educação Física da instituição para atuação no ano de 2025. O valor da bolsa é de R$ 979,16. Acesse o edital clicando aqui.
Podem se candidatar acadêmicos que estejam regularmente matriculados, mas que não sejam formandos (último semestre da graduação); devem ter disponibilidade de 20 horas semanais para o desempenho das atividades relativas; além disso, não podem possuir vínculo empregatício e/ou ser beneficiário de outro tipo de estágio e/ou bolsa de extensão remunerada da UERR.
As inscrições são gratuitas e ocorrem presencialmente na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) nos dias 18 e 19 de fevereiro. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição (disponível na PROEC) e apresentar os documentos relacionados abaixo:
Cópia do documento de identidade ou equivalente;
Cópia do CPF;
Comprovante de residência;
Comprovante de conta corrente/agência;
Cópia do histórico escolar atualizado;
Declaração de disponibilidade e de compromisso com o projeto (disponível na PROEC);
Documentos comprobatórios da experiência (certificados, declarações, e outros) no desenvolvimento de atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência; e
Carta de Motivação para atuação no projeto.
As atividades do Programa ocorrem em parceria com o Centro de Referência Paralímpico de Roraima (UERR/CPB) e buscam promover e proporcionar a prática esportiva para crianças, jovens e adultos com deficiência, da iniciação até ao alto rendimento.
Para o ano de 2025, serão desenvolvidas dez modalidades esportivas: Atletismo, Natação, Bocha Paralímpica, Tênis de Mesa, Halterofilismo, Tiro com Arco, Basquete em Cadeira de Rodas, Goalball, Parabadminton e Parataekondo.
Segundo o coordenador, Prof. Dr. Vinícius Denardin, do Curso de Educação Física da UERR, “este ano, o desenvolvimento de dez modalidades representa todo crescimento, representatividade e atenção que a UERR têm dado ao programa e favorece para que a universidade se consolide como a principal instituição que atua no desenvolvimento de atividades esportivas para PCD’s em Roraima”, destaca.