A partir desta terça-feira, acontecem seis edições da atividade, de forma remota
A partir da tarde desta terça-feira, 27, e até o próximo dia 29 de junho, acadêmicos de Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima (UERR), assistentes sociais e supervisores de estágio na área, podem participar de uma série de rodas de conversas sobre as estratégias de pesquisa nessa área.
Conforme a professora Laurinete Rodrigues, que coordena as atividades com alunas bolsistas do PIBIC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica), o objetivo é discutir o significado da pesquisa científica na área, apresentando métodos e técnicas.
“A ideia desse projeto é envolver professores e alunos, tanto do curso de Serviço Social quanto de outros cursos que também fazem pesquisas na área social. E juntos, discutirmos sobre a importância da pesquisa, como realizar esses projetos, como desenvolver pesquisas na área social para a construção do conhecimento e problematizações da nossa realidade”, explicou.
Ela informou que serão realizados seis encontros no decorrer deste semestre, sempre às terças-feiras, no período da tarde, e de forma remota por meio da plataforma de videoconferência google meet. O link será disponibilizado aos inscritos via e-mail, e a carga horária pela participação é de 12h.
Essa semana o tema será “Pesquisa científica e os diferentes métodos de análise da realidade”, com exposição do professor doutor Jeffeson William Pereira. Já no próximo dia 4, as discussões giram em torno do “método histórico-dialético no processo de pesquisa”, com a professora doutora Vanda Michelle Burginski. A terceira edição da atividade acontece no dia 18, sobre “As técnicas de pesquisa bibliográfica”, com exposição da bolsista do PIBIC, Maria Eduarda Ernest Vieira Nóbrega.
Na semana seguinte, dia 1º de junho, a aula será sobre “as técnicas de pesquisa de campo”, com Sarah Letícia Leonel da Silva, bolsista do PIBIC. A penúltima roda de conversa acontece no dia 15, tratando da “importância da construção de um diário de campo”. Por fim, a última edição está agendada para acontecer dia 29, tratando da “construção de instrumentais de pesquisa científica: entrevista e questionário”.