08.11.10
Com objetivo de promover o controle ambiental da qualidade da água do lago da Usina Hidrelétrica de Jatapú, a Companhia Energética de Roraima (CERR) autorizou a Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizar pesquisas no lago da Usina Hidrelétrica de Jatapú, localizado no Sul do Estado.
Nesta quinta (4) e sexta-feira (5), cinco professores da UERR realizam levantamento de pontos de coleta de água da represa. Além do estudo da qualidade da água, a ictiofauna do lago de Jatapú também será objeto de pesquisa dos docentes da UERR.
De acordo com a diretora-presidente da CERR, Conceição Escobar, a parceria da empresa com a UERR busca preservar a qualidade de água do lago, bem como fomentar a pesquisa cientifica nas Instituições de Ensino Superior.
“Temos como obrigação manter o controle ambiental da qualidade da água de Jatapú. Mas temos também a obrigação de contribuir com o avanço da pesquisa cientifica nas universidades”, afirmou Escobar.
Criação de peixes – Com as pesquisas que estão sendo realizadas na Usina Hidrelétrica de Jatapú, a CERR estuda a possibilidade da criação de peixes em tanque-rede do lago de Jatapú e, com isso, fortalecer a economia no Sul do Estado, sobretudo do município de Caroebe que tem pouco mais de 7 mil moradores.
FONTE: ASCOM-CERR