O livro pode ser acessado gratuitamente no site da Uerr Edições
Foto Elias Dolvim: Os professores Edgard Zanette e Elemar Favreto são os organizadores da obra.
Foi lançado esta semana, o livro Encontros Filosóficos: Ensaios sobre Método, Educação e Ensino. A obra reúne textos e ensaios produzidos pelos professores Edgard Zanette e Elemar Favreto, e alunos da graduação em Filosofia e da pós-graduação em Fundamentos de Filosofia, da Universidade Estadual de Roraima, e pode ser acessada e baixada gratuitamente no site da editora UERR Edições, por meio do link: https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/47. O trabalho está dividido em cinco capítulos, sendo os três primeiros sobre método, metodologia e epistemologia, e os dois últimos sobre educação em geral e ensino de filosofia, onde são abordados o método, a educação e o ensino.
Conforme explica o professor e um dos organizadores do livro, Edgard Zanette, a publicação é acessível à população em geral, uma vez que trata dos temas filosóficos a partir de problemas e temáticas da vida comum. “As pessoas, muitas vezes, acreditam que a Filosofia sempre é difícil e que jamais conseguirão filosofar. Na verdade, a Filosofia está em tudo, ela pode ser abordada a partir dos problemas do cotidiano, questões fundamentais da existência humana, como o que é a felicidade, o que é o amor, entre outras”, explicou.
A Universidade Estadual de Roraima tem em seu portfólio 24 cursos de graduação, entre eles o de Filosofia, que oferta 30 vagas no vestibular de 2022. Após formado, o profissional poderá atuar como professor, pesquisador, escritor, consultor, além de poder desenvolver suas atividades em jornais, entre diversas outras possibilidades.
Aos interessados em fazer carreira na área, Zanette orienta que iniciem pelas leituras mais agradáveis e posteriormente comecem a inserir as leituras mais difíceis. “O filósofo René Descartes sempre dizia que devemos iniciar do simples ao complexo. Iniciem por introduções ou livros mais acessíveis, como o Mundo de Sofia, bem como por obras de Sêneca, como Sobre a Brevidade da Vida e da Tranquilidade do Espírito”, indicou.