Os professores do curso de Engenharia Florestal da Uerr, Paulo Eduardo Barni e Tiago Condé, em colaboração com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa (Reinaldo Barbosa e Philip Fearnside) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe (Antonio o. Manzi) tiveram o artigo “Spatial distribution of forest biomass in Brazil’s state of Roraima, northern Amazonia”, publicado na revista americana Forest Ecology and Management, neste mês de julho.
Segundo o professor Paulo Barni, autor principal do artigo, os resultados obtidos pelo estudo são de extrema relevância para o Estado de Roraima. “O mapa de distribuição espacial de biomassa vegetal produzido pelo grupo de pesquisadores abrange todo o Estado e contém todas as tipologias florestais (florestal e não florestal) separados por zonas fitoclimáticas e por classes de uso da terra como Terras Indígenas TI, Unidades de Conservação – UC e Áreas de Uso – AU agrossilvopastoril”, destacou.
Este mapa poderá servir como base de cálculo para outros estudos ambientais envolvendo a perda de biomassa florestal causados pelo desmatamento e incêndios florestais de sub-bosque no Estado, por exemplo. O estudo poderá, ainda, contribuir com o Zoneamento Econômico Ecológico – ZEE e estudos que envolvam o cálculo de emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE para a atmosfera em projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação – REDD aproveitando o potencial da biomassa estocada nas Áreas Protegidas (TI e UC) do Estado e trazer grandes dividendos para Roraima.
A pesquisa pode ser acessada no link http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378112716303565.
PG