Serão disponibilizados três cursos, com 36 vagas cada e duração de nove meses, com início em abril de 2014. Os temas do CEPS são: Gestão Clínica; Regulação e Saúde no SUS; e Educação na Saúde para preceptores do SUS. Os cursos serão ministrados por 12 facilitadores de aprendizagem (professores), os quais receberão formação a partir de novembro.
Dentre as motivações da realização do CPES, está o fortalecimento das redes de atenção à saúde, assim como a ampliação do acesso, da humanização e da integralidade dos cuidados à saúde. De acordo com a gestora de aprendizagem do hospital Sírio Libanês, Rosângela Franzese, “a ideia é melhorar a eficiência dos serviços de saúde com segurança e qualidade”.
A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde do Governo Federal, em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Em Roraima, a capacitação será destinada a facilitadores da Universidade Estadual de Roraima, Universidade Federal de Roraima, Secretaria de Estado da Saúde de Roraima e Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista-RR.