Nesta sexta (15) as 14h a UERR abre as portas da instituição para receber 100 alunos do ensino médio da rede pública de ensino do município de Bonfim. Os estudantes conhecerão as pesquisas desenvolvidas pela Universidade Estadual na área de Ciências Biológicas. O projeto “Diversidade Faunística Amazônia: Um Olhar Sustentável” propiciará novas perspectivas de conhecimento, além de estreitar o relacionamento entre a UERR e os alunos por meio de atividades científicas. A proposta do evento científico para os alunos partiu de uma parceria entre o professor da rede pública de Bonfim Paulo Ricardo Pinheiro de Andrade e a professora da UERR Drª. Patrícia Castro Guterres. Os professores aprovaram um projeto de pesquisa no Programa de Iniciação Científica Pesquisador Júnior, o PIBIC, da Femact / MIRR e do CNPQ. Com isso três alunos do ensino médio receberão bolsas de estudo durante um ano para executar uma pesquisa sobre invertebrados aquáticos no município de Bonfim. “Nós estamos cumprindo o nosso papel como instituição de ensino superior trazendo para dentro da universidade esses alunos e fomentando nos municípios o interesse pela pesquisa científica”, diz a Drª. Patrícia Castro, coordenadora do evento.
Os alunos beneficiados pelas bolsas de estudo, juntamente com os demais estudantes e os acadêmicos de Ciências Biológicas da UERR participarão de cinco palestras e de uma mesa redonda. Entre os palestrantes estão os professores da Universidade Estadual, Dr. Luís Fernando Guterres, Drª. Patrícia Castro Guterres, Dr. Silvio José Reis da Silva. Os alunos bolsistas da Escola Estadual Argentina Castelo Branco que participam do PIBIC Júnior da Femact e do CNPQ também apresentarão trabalhos.
“A participação desses alunos é um ponto muito positivo para o desenvolvimento da educação nos municípios do interior”, destacou a Drª. Patrícia Castro Guterres.