A professora e coordenadora do curso de bacharelado em Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Profa. Dra. Rita de Cássia Barbosa dos Santos, representou a instituição no III Seminário Habitação na Amazônia e II Seminário Nacional Serviço Social e Habitação: crise do capital, políticas públicas e resistências do Trabalho Social.
O evento ocorreu no período de 11 a 13 de setembro na Universidade Federal do Pará. A docente da UERR participou da mesa redonda “Fórum Nacional de Trabalho Social nas Políticas Habitacionais e Urbanas e Fóruns Regionais de Trabalho Social de Habitação: socialização de estratégias de fortalecimento do Trabalho Social”, que tinha como objetivo socializar as experiências dos referidos espaços participativos.
“Os fóruns são fundamentais para a socialização de estratégias de fortalecimento do Trabalho Social (TS), contribuindo para a mobilização e incidência na Política Urbana/Habitacional”, destaca Rita. Durante sua participação no evento no Pará, a professora da UERR aprovou o artigo científico intitulado “A particularidade do trabalho do assistente social na política de regularização fundiária urbana de interesse social no município de Boa Vista (Roraima)”, em autoria com a egressa do curso de Serviço Social da UERR, Vanusa Santos Sousa.
A programação geral do evento foi direcionada a assistentes sociais, geógrafos/as, arquitetos/as e urbanistas, técnicos/as governamentais, movimentos sociais e estudantes de graduação e pós-graduação da área de Serviço Social e demais interessados de áreas afins.
“Buscou socializar estudos e pesquisas realizadas em nível regional e nacional sobre a questão urbana e habitacional; além da troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores e profissionais que trabalham no âmbito das políticas urbanas e habitacionais”, pontuou Rita. Atualmente, a docente da UERR faz parte da Coordenação Executiva do Fórum Nacional de Trabalho Social.
Os seminários são organizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Cidade, Habitação e Espaço Humano (GEP/CIHAB) da Universidade Federal do Pará; Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais – NEMOS (PUC-SP); Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Serviço Social, Política Social, Cidades e Diversidade Humana – GPESSCIDH (UERR); Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/PA; com o apoio da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Campus Baixada Santista, EMPACTUR/UFPA.