A professora e coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Profa. Dra. Rita de Cássia Barbosa dos Santos, com experiência de trabalho e pesquisa na Política de Assistência Social, participou como palestrante da “III oficina PAEFI: as capacidades de proteção do PAEFI frente às vulnerabilidades, riscos e ameaças nos territórios”.
A palestra contou com a participação das pesquisadoras Luciana de Barros Jaccoud (doutora em Sociologia e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA); Abigail Torres (assistente social, mestre e doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimento Social); Marco Arcanjo de Assis (doutor em Ciência Política, pesquisador e professor da Fundação João Pinheiro).
O evento, realizado de forma virtual, faz parte de um conjunto de atividades que visam fortalecer os parâmetros de intervenção do PAEFI diante das múltiplas situações de violências e violações de direitos, considerando a territorialidade, as particularidades regionais, sobretudo as formas de resistências e as potencialidades de cada território.
A iniciativa é da Coordenação-Geral de Proteção Social Especial de Média Complexidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Foi realizada no dia 08 de novembro com transmissão no Youtube da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). A programação foi direcionada aos Profissionais da Política de Assistência Social dos diferentes municípios do Brasil.
O objetivo do evento foi ampliar a compreensão das possibilidades de atuação do Serviço Social e da sua capacidade em ampliar a proteção da população e dos territórios frente às múltiplas dimensões de risco e vulnerabilidade que atravessam suas vidas. O território é, assim, o palco onde as vulnerabilidades se manifestam de forma mais concreta, evidenciando a necessidade de uma ação coletiva e articulada.