A divulgação dos ganhadores foi realizada via internet, na última segunda-feira, 13
A professora do curso de História da Universidade Estadual de Roraima, Elizabeth Santos de Souza, recebeu o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2021, durante evento virtual realizado na última segunda-feira, dia 13. A tese premiada trata “Dos litígios da obrigação de crédito: a ação judiciária do Tribunal da Suplicação do Brasil (1808 – 1821)”.
Nos últimos 30 anos, o Prêmio Arquivo Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi responsável pela publicação de vários trabalhos que marcaram a historiografia brasileira e o campo das ciências humanas. Nesta edição, o concurso de monografia teve como temática principal o bicentenário da Independência do Brasil, sendo imprescindível que as monografias abordassem a ruptura entre Brasil e Portugal.
O objetivo do concurso é a promoção do acervo documental da instituição. O trabalho desenvolvido por Elizabeth representa uma grande contribuição para o campo da história das práticas econômicas e judiciárias no Brasil do século XIX.
“A documentação utilizada na tese foi inédita e permitiu descortinar parte do funcionamento da Casa da Suplicação do Brasil, a última instância de justiça até 1828. A principal descoberta foi que as práticas de pedir e emprestar crédito foram marcadas pela litigiosidade no século XIX”, explicou.
Elizabeth destacou a importância do prêmio para Roraima. “Durante um pouco mais de quatro anos estive desenvolvendo a tese, o meu dia a dia durante um bom tempo foi dentro do Arquivo Nacional, foi em contato direto com a documentação. Então, é algo bastante satisfatório perceber esse reconhecimento nacional de que o nosso trabalho vem marcando a historiografia”, comemora.