17.05.11
O professor Elialdo Rodrigues de Oliveira, coordenador do curso de Filosofia da UERR, é um dos pesquisadores que tiveram textos selecionados para participar de uma coletânea científica organizada pelo Centro de Investigações Econômicas de Córdoba (Argentina). O livro será lançado em setembro deste ano, com distribuição em vários países. Esta é a quarta vez que Rodrigues tem seus artigos publicados pela instituição.
Os artigos são “A importância da cultura no zoneamento ecológico e econômico de Boa Vista/RR a partir de princípios fundados no humanismo econômico” e o “Desenvolvimento regional, sustentabilidade e humanismo econômico: um estudo sobre as potencialidades naturais da Terra Indígena Raposa Serra do Sol”.
O primeiro texto procura demonstrar em que sentido a cultura, como produção humana, pode contribuir no zoneamento ecológico econômico (ZEE) de Boa Vista melhorando a qualidade de vida e o desenvolvimento humano no Município.
Aborda concepções de cultura à luz da teoria econômica humanista, partindo do pressuposto de que o comportamento racional como foco do pensamento científico-econômico, deve ter o bem-estar humano como dado primeiro num modelo de desenvolvimento socioeconômico que prima pela justiça e equidade social.
O segundo artigo aborda a urgência de políticas públicas de desenvolvimento regional com enfoque na exploração racional dos potenciais naturais na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no Município de Uiramutã/RR, como mecanismo indutor de um desenvolvimento humano sustentável para esta região e seu povo. A implantação do desenvolvimento sustentável é justificada, conforme o professor, tendo em vista o conhecimento tradicional dos indígenas e suas práticas de manejo dos recursos naturais que, aliados à tecnologia dos não-indígenas, podem tornar mais eficaz o aproveitamento desses recursos, contribuindo no desenvolvimento local nos níveis socioeconômico e humano.
CONGRESSO – O professor Elialdo Rodrigues é um dos convidados a participar das X Jornadas Nacionales y IV Internacionales del Humanismo Económico, promovidas pelo Centro de Investigações Econômicas de Córdoba. Os eventos acontecerão de 31 de agosto a 2 de setembro, na Argentina, tendo como tema principal o papel dos governos locais nas democracias republicanas da América indígena.