17.02.12
O professor Elialdo Rodrigues de Oliveira, coordenador e professor do Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima(UERR), teve um artigo publicado na revista Revista de Desenvolvimento Econômico, editada pela Universidade Salvador (BA). Abordando as perspectivas de desenvolvimento socioeconômico de Boa Vista, Oliveira discorre sobre o papel que a cultura exerce neste processo.
O professor é mestre em Economia e em Educação e cursa doutorado em Educação pela Universidade Autónoma de Asunción. O artigo Cidade Criativa: perspectiva de desenvolvimento socioecônomico para Boa Vista (RR) pode ser lido na página 112 edição número 23 da RDE, disponível AQUI .
Confira o resumo do artigo:
A dinâmica inovadora das mudanças socioeconômicas e científicas traz novas perspectivas axiológicas que relacionam cultura com eficiência econômica. Diante deste contexto, algumas cidades souberam se reinventar e assim se destacaram a partir da criatividade, desenvolvendo uma economia que se move ao redor de ativos intangíveis e simbólicos, no fortalecimento de setores tradicionais da economia. Atualmente, cidades assim desfrutam de forte crescimento urbano e alta qualidade de vida.
Neste sentido, a presente pesquisa se configura como uma proposta de investigação acerca do potencial criativo da cidade de Boa Vista, capital de Roraima, frente à sua realidade multi e intercultural, buscando destacar elementos da economia
criativa como uma possibilidade a mais de geração de renda, na contribuição de seu desenvolvimento socioeconômico sustentável, a partir de princípios norteadores para as cidades criativas.
Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizado o método de pesquisa tipo descritiva, sob a orientação da ciência econômica. A partir da observação do espaço urbano de Boa Vista, buscou estabelecer comparação com cidades que passaram por um processo de reinvenção urbana, apostando na criatividade de sua população, através da avaliação de ambientes criativos, percepção e comportamento de sua população frente a questões econômicas,culturais.
Adicionalmente discutem-se alguns direcionamentos de ações públicas e privadas capazes de promover condições para Boa Vista se tornar uma cidade criativa.