Material alerta sobre impactos da pesca esportiva na Comunidade Vista Alegre, em Caracaraí
Quais os impactos da pesca esportiva na vida dos ribeirinhos? A pergunta é uma das reflexões sugeridas pelo documentário “Território Ribeirinho e Conflitos com a Pesca Esportiva no Baixo Rio Branco”, do Prof. Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino, do curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima (UERR).
A produção audiovisual tem como cenário a Região do Baixo Rio Branco, no estado de Roraima (Amazônia Setentrional Brasileira), e seus protagonistas socioambientais e culturais, os ribeirinhos, da Comunidade Vista Alegre localizada no município de Caracaraí. O espectador é incentivado a refletir sobre como a interferência cultural afeta a vida da população ribeirinha.
“A pesquisa vem expor a angústia e o apelo dos ribeirinhos para as questões sociais e ambientais, ao revelar que agentes promotores da pesca esportiva adentram em áreas tradicionais e os (des)territorializam, proibindo-os a prática cultural extrativista em algumas áreas de igarapés e rios do Baixo Rio Branco”, alerta trecho do documentário.
Segundo a pesquisa do docente da UERR, a pesca esportiva como atividade turística afeta também o meio ambiente, pois gera lixo que é descartado de forma irregular, como latas de alumínio, garrafas de vidro, entre outros. O material está disponível na internet para quem quiser ver, no link: https://umotion.univ-lemans.fr/video/9374-territorio-ribeirinho-e-conflitos-com-a-pesca-esportiva/.