O professor Bruno Figueirêdo, do curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual de Roraima (UERR), apresentou nesta quinta-feira (04) o artigo “Usando redes complexas na identificação de empresas fraudulentas em licitações públicas” no 10º Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico (WCGE 2022), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O evento, considerado um dos mais relevantes da América Latina, foi realizado na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.
O material foi produzido em parceria com os acadêmicos da UERR Ane Karoline da Silva Pereira, Yuran Moreira Vita, João Mateus Freitas Gimaque e Marcos Luan Sousa Damasceno. O artigo propõe uma nova abordagem na identificação de empresas que se envolveram em conluios, utilizando redes complexas e medidas de centralidade tais como: Betweenness (BW), Eigenvector centrality (EV), PageRank (PR) e Weighted Degree (WD). O período de análise foi de janeiro de 2021 a junho de 2022.
“Usamos modelos matemáticos (Centralidades) que atuam sobre as chamadas “Redes Complexas”, que são grafos não direcionados e valorados. Dessa forma foi possível a detecção de empresas participantes de esquemas de fraude por conluio, com uma precisão superior a 71% e uma acurácia de 68%, o que são ótimos resultados”, explica o docente. O artigo está disponível no link https://sol.sbc.org.br/index.php/wcge/article/view/20707