O encontro será realizado entre os dias 4 e 5 de outubro, no México
Foto divulgação: Bruno Miranda da Rocha, é professor do curso de Enfermagem da Uerr.
O professor Bruno Miranda da Rocha, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Roraima vai participar da primeira edição do Encontro Internacional: tradução, interpretação e mediação cultural em línguas indígenas latino-americanas, que será realizado no período de 4 a 5 de outubro, na Universidade Autónoma Benito Juaréz de Oaxaca, no México.
Ele vai tratar da língua e da cultura Macuxi no âmbito da saúde durante a mesa redonda que tem como temática central a “tradução e interpretação no campo da saúde intercultural”. “Sendo a América Latina uma das regiões com maior diversidade biocultural do mundo e possuindo uma população indígena bastante significativa, este encontro tem relevância por atender a uma demanda real de uma atenção à saúde e aos direitos desta população, e que sempre considere as especificidades culturais de cada povo, incluindo a sua língua”, comentou o professor acrescentando que a saúde do ponto de vista intercultural precisa de uma abordagem, de uma comunicação que valorize a identidade do povo.
O evento pretende proporcionar um espaço de troca e colaboração entre universidades, instituições e organizações da sociedade civil, de modo a permitir conhecer e discutir a situação do campo da tradução e interpretação das línguas indígenas tanto em termos de defesa dos direitos linguísticos como na aplicação de técnicas, metodologias e aplicação destes campos disciplinares no domínio da saúde intercultural, justiça e mediação de conflitos.
O encontro é aberto ao público e será transmitido por meio do perfil do Instituto de Investigações Sociológicas (IISUABJO) no Facebook, às 12h, horário local.
Os estudantes interessados em participar da atividade como ouvintes poderão se inscrever por meio do link: https://forms.gle/QCsjcC5ZTBJUxnQS7, até a próxima segunda-feira, 4.