Os mestrandos Ezedequias de Queiroz Silveira e Adriana Silva de Menezes, alunos do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), e o aluno do curso de especialização em Geografia com Ênfase em Ensino, Thiago Martins Silva, orientados pela professora Márcia Teixeira Falcão, tiveram o trabalho intitulado “Importância do fragmento florestal urbano do Bosque da Ciência, Manaus – AM como espaço não formal para o ensino de Geografia” aprovado no XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada/ IV ELAAGFA – Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente.
A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Manaus, e é parte da dissertação do mestrando Ezedequias e os outros autores contribuíram para o desenvolvimento do artigo. A pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância do fragmento florestal urbano do Bosque da Ciência na cidade de Manaus como espaço não formal para o ensino de Geografia à luz da Base Nacional Curricular Comum – BNCC.
A professora Márcia Falcão destaca a importância da participação do mestrando Ezedequias no evento. “Irá proporcionar a ampliação da visão do acadêmico em relação às pesquisas que estão sendo realizadas no restante do país, e principalmente, projetará a UERR através do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia/ PROFGEO em evento nacional/internacional, através das pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelo Programa”, frisa.
O evento, que ocorrerá em João Pessoa (PB), tem como objetivo promover o debate e a divulgação do conhecimento científico produzido no âmbito da Geografia Física Brasileira.
PROFGEO seleciona novos alunos
O PROFGEO é um programa em rede no qual a UERR faz parte e tem como objetivo proporcionar a formação continuada de professores da Educação Básica, com formação em Geografia, que estejam em docência nas redes públicas e particulares no componente curricular Geografia.
O programa é resultante de uma política pública instituída através da Portaria CAPES Nº 207, de 4 de julho de 2024, que regulamenta o Programa de Pós-Graduação stricto sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica (PROEB).
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) publicou edital para seleção de candidatos para a nova turma. São oferecidas 10 vagas, e as inscrições seguirão abertas até 18 de outubro pela página da Comissão Permanente de Concursos e Vestibular (CPCV/UERR), no endereço cpc.uerr.edu.br, área de pós-graduação.