As Pró-Reitorias de Pesquisa das Universidade Estadual (UERR) e Federal (UFRR) de Roraima reuniram-se para organizar a oferta de dois programas de pós-graduação, sendo um Doutorado em Ensino de Ciências para a UERR e um Mestrado em Ensino de Ciências para a UFRR. As tratativas iniciais contaram com a presença de representantes das Pró-Reitorias e Diretorias de Pós-Graduação, além de docentes de ambas as instituições.
A UERR e a UFRR são parceiras em outro projeto. Juntamente com o Instituto Federal de Roraima (IFRR), são responsáveis pelo planejamento do Seminário de Avaliação da Pós-Graduação, evento que ocorrerá entre os dias 02 e 04 de outubro de 2024 com uma extensa programação. O seminário será realizado pelas três instituições de ensino, contando com as áreas de avaliação da CAPES.
Ainda como parte da agenda da pós-graduação para os próximos meses, a UERR receberá visita dos consultores da CAPES nos próximos dias 05 e 06 de setembro. A vinda deles faz parte do processo de avaliação dos Cursos de Pós-Graduação, que ocorre a cada quatro anos. Atualmente, o Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, da UERR, está em processo de avaliação no quadriênio 2021-2024.
A visita inclui reuniões com a coordenação do mestrado, a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPEI-UERR), os docentes, roda de conversa com discentes e egressos do programa sobre dinâmica e indicadores de avaliação, além de visita para reconhecimento das instalações físicas do Curso.
Outra visita importante é do pesquisador Reinaldo Imbrozio Barbosa, do Núcleo de Pesquisas de Roraima/INPA, que esteve na UERR para uma roda de conversa sobre as savanas, em uma atividade organizada pela disciplina “Biodiversidade Amazônica”, ofertada pelos professores Márcia Falcão e Edir Henig do polo RR, no Programa de Doutorado Bionorte. Participaram mais de 115 alunos de toda a Rede Bionorte, por meio de transmissão online. Na ocasião o pesquisador reuniu-se com o reitor, Prof. Dr. Claudio Travassos Delicato.
Reinaldo Imbrozio Barbosa receberá da UERR o título “Doutor Honoris Causa” por sua brilhante trajetória acadêmica e científica, relevantes pesquisas e trabalhos acadêmicos em prol da Ciência e reconhecimento entre os pares como o maior pesquisador de Roraima na atualidade. A cerimônia ocorrerá no dia 18 de outubro, às 16 horas, no auditório da Reitoria, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.