Acadêmicos bolsistas Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), do curso de Educação Física da UERR, confeccionaram espadas para a prática de Swordplay nas escolas públicas de Boa Vista.
Swordplay é o esporte que simula uma batalha entre combatentes equipados com réplicas de espadas ou instrumentos de combate, revestidos com espuma, para garantir a segurança dos participantes envolvidos.
Segundo a professora Nilza Sousa, do curso de Educação Física da UERR, o swordplay é uma prática recente no Brasil, em que há simulações de duelos e campos de guerras medievais. É descendente direto do LARP (também conhecido como “Live”) que é uma variação de RPG. Significa “Live Action Role Play”, que pode ser traduzido como “Interpretações que são feitas com materiais que absorvem o impacto e não machucam.
Os benefícios da prática de Swordplay nas aulas de educação física se assemelham aos benefícios da prática de esgrima, favorecendo o aumento da acuidade visual; O desenvolvimento da agilidade nos pensamentos e movimentos, fazendo com que o atleta aja em um tempo extremamente curto; O aumento da acuidade auditiva e tátil; O aumento da concentração e do equilíbrio; O desenvolvimento de coordenação perfeita dos movimentos entre outros.
“Os materiais confeccionados foram espadas de tamanhos médios e adaptadas com um peso um pouco mais leve, das que os praticantes do esporte utilizam. Portanto, a intenção foi trazer um jogo bem conhecido no mundo virtual para o uma vivência prática que ainda é pouco conhecida no Brasil, e a intenção foi se apropriar sobre o esporte em questão e levar para dentro da escola pela unidade temática lutas, em seu contexto em lutas do mundo, como um jogo, resgatando os conceitos históricos medievais, retratados em livros que datam de dois séculos atrás”, afirmou a professora.
Para produção do material foram utilizados canos, tecidos, fita prateada e outros materiais acessíveis e de baixo custo. O material foi doado as escolas para que, mesmo com o término do programa, os professores de Educação Física possam seguir trabalhando com os estudantes.