24/11/11
No dia 28 de novembro, uma equipe da Universidade Estadual de Roraima (UERR) composta por professores e 20 acadêmicos, das áreas de Enfermagem, Ciências Biológicas e Agronomia, vai participar da quarta missão ao Baixo Rio Branco, nas localidades de Santa Maria do Boiaçu e Caicubi. 24/11/11
No dia 28 de novembro, uma equipe da Universidade Estadual de Roraima (UERR) composta por professores e 20 acadêmicos, das áreas de Enfermagem, Ciências Biológicas e Agronomia, vai participar da quarta missão ao Baixo Rio Branco, nas localidades de Santa Maria do Boiaçu e Caicubi.
Durante as duas semanas de viagem, a equipe da UERR vai desenvolver diversas atividades interdisciplinares. O responsável pela expedição será o pró-reitor de Pesquisa, professor doutor Luis Fernando, auxiliados pelos professores mestres, Robson Oliveira e Ricardo Ramos.
Serão realizados trabalhos de alimentos sadios, que vai auxiliar na prevenção contra doenças, melhoria da qualidade da água, trilhas ecológicas, que servirá como instrumento de educação ambiental, produção de compostos orgânicos – compostagem familiar, entre outros.
Os acadêmicos de Enfermagem da UERR vão desenvolver várias atividades em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), ETSUS (zootecnista) e Departamento de Apoio ao Estudante (DAE).
Será feito um levantamento e cadastramento do histórico de saúde das famílias pelos alunos e, posteriormente, serão assistidos por médica.
O professor de Enfermagem, Ricardo Ramos, vai desempenhar um projeto de pesquisa que tem a finalidade de traçar o perfil nutricional das crianças ribeirinhas de 06 a 10 anos. O trabalho é em conjunto com o curso de Educação Física, coordenado pelo professor Carlos Feu.
“Os alunos também vão dar continuidade ao monitoramento dos pacientes que foram diagnosticados como hipertensos e diabéticos na última viagem ao Baixo Rio Branco”, destacou Ricardo.
Ramos frisou ainda que os acadêmicos vão ministrar palestras sobre planejamento familiar, prevenção de DST e Aids e drogas, além de coletar as fezes para diagnosticar as causas de diarréias na população ribeirinha
PSE
A representante do Programa de Prevenção e Saúde nas Escolas (PSE), a enfermeira Késia Tomé, vai acompanhar a equipe da UERR ao Baixo Rio Branco. Será feito um diagnóstico da necessidade de implementação do PSE nas escolas da região.