Em comemoração aos “120 anos de amizade Brasil Japão”, acontecerá neste sábado (21), com início às 8 horas, na Assembleia Legislativa de Roraima, exposição do calendário anual, palestras sobre bolsas de estudo naquele país e os serviços oferecidos no consulado geral japonês em Manaus.
A primeira palestra será ministrada pelo próprio consulado e falará sobre o Programa japonês de Bolsas de Estudos para brasileiros naquele país, com início às 9 horas. Em seguida, às 10 horas, será a vez do professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Ismar Borges de Lima, que dará seu depoimento como ex-bolsista de mestrado em Relações Internacionais.
A palestra do professor Ismar será como tema o “Contexto, cotidianos e sociedade do Japão sob o olhar e vivências de um ex-estudante-bolsista estrangeiro”. Segundo o palestrante o evento será uma importante oportunidade para estudantes e professores da UERR para conhecerem os estudos e vivências no Japão. “São uma excelente oportunidade educacional, cultural e de enriquecimento pessoal. Não podemos perder a oportunidade de saber mais sobre as bolsas do governo japonês e aprender um pouquinho mais sobre a sociedade e cultura daquele país”, finalizou.
O evento é organizado pelo Consulado Geral do Japão em Manaus, com apoio da Assembleia Legislativa, da Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR) e da Escola de Língua Japonesa. Além de celebrar mais de um século de relações internacionais e cooperações bilaterais entre Brasil e Japão, visa também apresentar e tirar dúvidas sobre o Programa MOMBUKAGAKUSHO de Bolsas de Estudos para Brasileiros em nível de Graduação e Pós-Graduação (mestrado, doutorado, pós-doutorado), oferecidos pelo governo japonês. Para alguns cursos, a língua japonesa não é uma exigência para concorrer às bolsas que têm seleção regular todos os anos, conforme datas do calendário consular. Às 11 horas, após as palestras, haverá sorteio de calendários anual japonês.