O curso de Medicina da Universidade Estadual de Roraima realizará, na próxima quarta-feira (5), no auditório do campus Boa Vista, uma palestra sobre a Operação Acolhida, questões dos refugiados e Operação São Francisco, no complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro.
A palestra será ministrada pelo sociólogo e capitão do Exército Brasileiro, Quintanilha da Silva. Ele está em Roraima como integrante da Força-tarefa logística e humanitária.
O evento é gratuito, aberto ao público, e acontecerá das 9 às 12 horas.
Segundo o organizador da palestra e professor de Bioética da UERR, Higor Nasser, o evento tratará de temas ligados à saúde e às questões sociológicas que envolvem os casos de Roraima (migração) e do Rio de Janeiro (pacificação).
Na prática – Os acadêmicos de Medicina, da disciplina de Inserção na rede básica de Saúde II, deram início a uma série de visitas aos onze abrigos dos refugiados venezuelanos em Boa Vista. O acordo foi firmado graças ao apoio do coronel Georges Feres Kanaan, chefe do Estado-Maior Conjunto de Inteligências da Operação Acolhida.
Sob a supervisão do professor Loeste de Arruda Sampaio, os acadêmicos começaram a fazer relatórios das visitas técnicas, onde estão sendo detalhadas as peculiaridades de cada abrigo, os públicos específicos, os principais problemas e acompanhamento de casos.