Este evento vem ao encontro de anseios da comunidade educativa pertencente a todos os níveis de ensino. A Educação das Ciências e Matemática urge que se busque e se encontre alternativas para a formação inicial e/ou continuada que supra convenientemente necessidades dos professores das Ciências e Matemática.
Na realidade o que buscamos concretizar é um compromisso impostergável das instituições formadoras de professores, para que eles possam em seu campo de atuação profissional dinamizar convenientemente suas aulas, tomando-as congruentes com o espírito e com os métodos das Ciências em sua totalidade e com a riqueza da transversalidade e da interdisciplinaridade, iniciando-se a Educação Científica.
Diante do exposto apresentamos os objetivos propostos para o VIII CNNECIM:
a) Possibilitar um processo discussivo sobre as concepções empregadas na construção dos conhecimentos da área das Ciências da Natureza e da Matemática, fortalecendo e discutindo o compromisso das instituições formadoras de professores diante dos avanços em Ciências, Tecnologias, Sociedade e Educação;
b) Conhecer diferentes formas de abordagem dos conteúdos no processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática, aliadas aos fundamentos epistemológicos, filosóficos, metodológicos, tecnológicos e sociológicos para a compreensão das teorias científicas;
c) Implementar estratégias viáveis à participação dos acadêmicos, professores, pesquisadores e egressos dos cursos de formação inicial e/ou continuada, discutindo, disseminando e conhecendo as produções científicas no Ensino de Ciências e Matemática visando o atendimento às diferentes comunidades e realidades loco-regionais;
d) Disseminar as pesquisas em Ciências, Tecnologias, Sociedade e Educação-CTSE, fortalecendo sua interface com as diferentes áreas do conhecimento envolvidas com as questões ambientais.