Capacitação é direcionada aos profissionais que atuam no acolhimento de crianças e adolescentes com alguma deficiência cognitiva, comportamental ou neurofuncional
Nesta quinta-feira (27) cerca de 50 funcionários do Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado (CET/SESI) participaram de oficinas sobre educação inclusiva ministradas pela diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Jussara Barbosa. A capacitação foi realizada nos turnos da manhã e da tarde.
“Quantas crianças de cada dificuldade específica podem ficar na mesma sala sem prejuízo no aprendizado? Posso ter dois autistas? É com base nesse tipo de questionamentos que montamos a oficina”, detalha Jussara. Segundo ela, a intenção do projeto é orientar as equipes pedagógicas das escolas que oferecem o ensino fundamental e/ou médio na capital do estado.
A capacitação foi solicitada pela direção da unidade de ensino do SESI-RR. O tema do treinamento foi legislação educacional. Os participantes foram divididos em duas turmas. “As escolas interessadas podem enviar ofício para o e-mail nai@uerr.edu.br e agendar uma oficina, palestra ou minicurso”, ressalta Jussara.
Projeto de Suporte Psicopedagógico
A iniciativa do NAI/UERR objetiva contribuir para a formação dos profissionais da área de Educação no que diz respeito à avaliação e intervenção multiprofissional, o mais cedo possível, de crianças e adolescentes com deficiência cognitiva, comportamental e neurofuncional nas escolas de Boa Vista.
O projeto chama-se “Suporte Psicopedagógico com Vistas ao Processo de Inclusão e Acessibilidade do Aluno com Deficiência no Ensino Fundamental e Médio do Município de Boa Vista – Roraima” e oferece às escolas palestras, oficinas e minicursos com a temática: “Dificuldades de Aprendizagem e Suas Possíveis Causas”.
São abordados os diversos transtornos comportamentais e cognitivos que interferem no processo de ensino-aprendizagem, como: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia e altas habilidades/superdotação.