A Universidade Estadual de Roraima informa que, diferentemente do que se vem falaciosamente divulgado, não se está realizando um processo de fechamento dos Campi do interior do Estado, mas, ao contrário, iniciou-se um processo de reestruturação do modelo multicampi adotado por esta instituição a fim de fortalecer a educação superior no interior do estado, para a contribuição com o desenvolvimento socioeconômico de Roraima.
Passados dez anos de sua criação, a UERR está hoje sofrendo as consequências de um processo de expansão desordenada dos mesmos cursos em várias localidades, sem o menor planejamento e sem significativa solução de continuidade, o que impossibilitou a oferta de vestibular regular e a abertura de novos cursos, onerando os cofres públicos com um sistema complexo de logística insustentável para a manutenção de turmas com altos índices de evasão e resultados insuficientes no ENADE.
A gestão do ensino superior público no atual cenário exige a adoção de uma série de medidas administrativas para levar uma educação de qualidade ao interior do estado, sem ignorar a presença de outras instituições públicas de ensino superior e os cursos por elas ofertados.
A atual gestão da Universidade Estadual de Roraima vem adotando medidas administrativas e pedagógicas para melhor superintender a oferta de ensino, pesquisa e extensão nas localidades em que a UERR se faz pressente, no intuito de aumentar a qualidade da educação superior e diminuir os índices de insucesso na graduação.
Dentre tais medidas destacam-se:
1) a reorganização das lotações funcionais dos professores, para que estejam lotados no local de fixação do respectivo curso, e assim desenvolvam, em conjunto com os demais professores do curso, atividades de pesquisa e extensão somadas às atividades de ensino;
2) realização de consulta pública aos cursos para que pudessem escolher o local onde desejam fixar seu colegiado e oferecer turmas regulares;
3) planejamento de novos cursos a serem ofertados a partir do primeiro semestre de 2017, de acordo com a vocação socioeconômica de cada localidade em que a UERR esteja interiorizada, a exemplo dos Cursos de Medicina Veterinária e Engenharia de Pesca;
4) implantação de cursos superiores de Tecnologia em Aquicultura, Agroecologia, Gestão do Agronegócio, Horticultura, Produção de Grãos e Produção Pesqueira.
Embora o resultado da consulta aos colegiados dos cursos tenha revelado maior pretensão para fixação no campus de Boa Vista, a Administração Superior implantará novos cursos nos campi do interior com uma proposta inovadora de licenciaturas e bacharelados interdisciplinares, somados a cursos de tecnologia e programas de pós-graduação.
Que maravilha. Espero que saia o vestibular 2017.1 com cursos para caracaraí, especialmente o curso de direito.
Varios cursos ja foram concluidos na unidade de caracarai, e a turda de direito ja esta finalizando. Seria otimo mesmo se viessem vagas pra ca.
Queria muito que viesse mesmo vagas pra caracarai, cheguei a pouco tempo e estou parada nos estudos, ja conclui o ensino medio e estou esperando tbm pelo vestibular aqui, ja pois ate onde eu sei so tem a UERR aqui.
Tomara que saia o vest pra caracarai em 2017 tbm
Alguma previsão de vestibular para caracarai?
Ainda sem previsão
Tem alguma previsão de vestibular para o município de pacaraima – RR, especialmente de enfermagem…..
Sem previsão