Professor e acadêmico do curso de mestrado em Segurança Pública da Uerr assinam trabalho
Um artigo escrito por um acadêmico e um professor do curso de mestrado profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Estadual de Roraima foi publicado na Revista Malala, um periódico do Grupo de Trabalho Oriente Médio e Mundo Muçulmano, do Laboratório de Estudos da Ásia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
No trabalho intitulado As religiosidades em campos de refugiados e as fronteiras que criamos, Josué Santos faz um relato sobre a visita realizada à Turquia, em 2017, e incorpora ao texto o aprendizado adquirido durante as aulas da disciplina de Cultura e Violência. “Fui como voluntário trabalhar em campos de refugiados na Turquia, Grécia e Israel. Na Turquia, trabalhei em ocupações espontâneas urbanas, bem como em assentamentos de refugiados ciganos próximos ao lixão público, mas no artigo eu foquei na experiência nos campos de refugiados na Grécia. Ali, trabalhei em um campo de chegada e recepção de refugiados que chegavam pelo mar”, relata.
Durante a sua permanência no país, o acadêmico presenciou a chegada de refugiados vindos da Síria, do Afeganistão e da África, especialmente do Congo e Gana. No artigo, ele foca o trabalho em religiosidades encontradas ao longo da viagem e no campo de refugiados. “Tendo em vista que sou bacharel em Teologia e pós-graduado em Filosofia da Religião, então o foco de meus trabalhos acadêmicos muitas vezes é com o tema de religião, religiosidades como pano de fundo”, explica, destacando ainda que esta é a segunda vez que aborda a temática, a primeira delas foi em seu livro Uma Carta Sobre as Ondas, publicado em 2020, pela editora Jocum Brasil.
O co-autor do trabalho, professor Cláudio Delicato comenta que o trabalho é resultado da disciplina ministrada por ele no curso de mestrado. O Josué é um aluno muito produtivo, assim como outros, e é muito importante ressaltarmos essa conquista da publicação em um periódico de uma Universidade como a USP, e também para estimular que outros alunos insistam na submissão e obviamente na divulgação da produção científica do programa”, comentou.
O trabalho pode ser acessado no endereço eletrônico https://www.revistas.usp.br/malala/issue/view/12192/2182