Avaliação do Ministério da Educação mede a qualidade do ensino superior no Brasil
Os cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Estadual de Roraima (UERR) alcançaram nota 4 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), avaliação feita em todo o país pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
O coordenador do curso de Medicina, professor José Valdemir do Nascimento, destaca que a nota 4 é uma conquista de toda a comunidade acadêmica envolvida na formação médica na UERR, principalmente, da primeira turma, formada em 2023. “Significa o desempenho acima da média nacional, indicando que nossos estudantes demonstraram competências e habilidades sólidas em sua formação”, completa.
Ainda segundo o professor, o resultado positivo é ainda mais significativo considerando que se trata da avaliação inaugural do curso, refletindo a qualidade do projeto pedagógico, a excelência do corpo docente e o empenho dos alunos. “É uma conquista que reforça a missão da UERR de oferecer ensino superior de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento da saúde e do bem-estar da população de Roraima e do Brasil”, finaliza.
Apenas dois cursos de Enfermagem em Roraima obtiveram avaliação “nota 4” nesta edição do Enade. O coordenador do curso na UERR, professor Francisco Barros, conta que o colegiado recebeu a notícia com imensa alegria. “É uma vitória da universidade e da Enfermagem roraimense”, comemora. O docente ressaltou a importância do ensino público no estado.
“Esse resultado demonstra a qualidade do ensino superior público em Roraima e o compromisso com a formação de profissionais éticos e competentes”, comentou. Além de se firmar como um dos cursos de graduação mais relevantes na área da saúde em Roraima, o curso de Enfermagem da UERR se destacou entre os cursos avaliados pelo Enade na Região Norte, ficando entre os 10 melhores.
O Enade tem o objetivo de mensurar o rendimento dos alunos de graduação em relação aos conteúdos curriculares. O exame também avalia a qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES). A prova é aplicada para ingressantes e concluintes dos cursos selecionados a cada ano. Na edição mais recente, foram escolhidas 28 áreas do conhecimento.
A prova tem questões de formação geral (todos os cursos respondem) e de conteúdo específico. Os acadêmicos respondem ainda a um questionário socioeconômico. Das nove IES que participaram do Enade em Roraima, a UERR é uma das duas únicas que receberam nota 4 (que vai até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC).
O IGC é um indicador de qualidade usado para avaliar as IES brasileiras como um todo, em quesitos como estrutura. As notas 4 e 5 são consideradas excelentes. Levando em conta os 27 estados, o índice atingido pela UERR ajudou a colocar Roraima no 12º lugar do ranking geral.