Voluntários e pesquisadores da Universidade Estadual de Roraima fizeram hoje (31) a entrega do primeiro lote com 28 protetores faciais ao Hospital Geral de Roraima, para ajudar os profissionais de saúde no combate ao coronavírus.
Os protetores faciais foram feitos em duas impressora 3D da UERR e nos equipamentos de outros três colaboradores. A produção é feita de forma colaborativa, envolvendo profissionais de saúde, pesquisadores, professores, alunos e colaboradores em diversas áreas.
Desenvolvido na UERR pelo Labtema (Laboratório de Turismo, Ecologia e Meio Ambiente) e pelo Nupecem (Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática), o projeto faz parte do Face Shield for Life 3D, iniciado na Bahia e hoje é compartilhado por várias instituições no País.
O objetivo do Face Shield for Life 3D é a produção de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de proteção facial dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente nos hospitais, lutando contra a Covid-19.
Na UERR o projeto é coordenado pela professora Dra. Juliane Marques, do Curso de Ciências Biológicas. Ela conta que a produção dos protetores faciais continuará e que os equipamentos serão entregues ao HGR para desinfecção e posterior utilização pelos profissionais.
Ela informa ainda que a população pode contribuir com a produção dos protetores faciais doando folhas de acetato, elásticos e sacos plásticos. Para doação, os interessados devem ligar para (95) 98119-3095.