05.12.11
Mais de 150 acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima colaram grau semana passada nos municípios de Rorainópolis, São Luiz e Caracaraí. Os novos 157 profissionais são de diversas áreas: Geografia, Pedagogia, Ciências Contábeis, História, Administração, Matemática, Letras, Física, Química e Agronomia.
Os oradores das turmas de São Luis e Rorainópolis destacaram em seus discursos que a instalação dos campi da UERR no Interior permitiu que continuassem seus estudos sem precisar sair de suas cidades e afastar-se de suas famílias e outras obrigações.
Antes de criar a UERR, conforme lembrou o reitor Hamilton Gondim, o Governo Estadual realizou assembléias nos municípios para discutir com a comunidade os cursos que desejavam ver funcionando. “Levar a Universidade ao Interior é contribuir para o desenvolvimento equitativo de todas as regiões de Roraima. Esta é uma política do governo para permitir o progresso social e econômico de nossa sociedade”, afirmou Gondim.
Uma das pessoas beneficiadas pela ação do Governo Estadual foi Simara Dantas de Oliveira, que colou grau em Letras. Ela conta que se a UERR não tivesse se instalado em Rorainópolis,dificilmente teria entrada em um curso de educação superior. "As coisas são mais difíceis para quem mora no Interior. Para estudar na universidade eu teria que me mudar para a Capital", diz.
Hamilton Gondim também lembrou que em 1992, quando era reitor da UFRR, implantou um campus avançado da instituição em São Luiz. Diversos profissionais que hoje são destaque em suas áreas estudaram na unidade, entre eles a pró-reitora de Ensino da UERR, professora doutora Nildete Melo, e o professor James Barros, prefeito de Rorainópolis.
Para fortalecer a estrutura da UERR no Interior, este ano foi realizado um concurso público para contratação de professores em diversas áreas. Em Rorainópolis, por exemplo, até o final das nomeações, serão 20 docentes especialistas, mestres e doutores trabalhando com ensino, pesquisa e extensão tanto na sede do município como em Nova Colina, onde a UERR oferta os cursos de Administração e Letras. Em Caracaraí, um prédio está sendo construído para abrigar as aulas da UERR e oferecer mais conforto aos acadêmicos.