Três instituições de Ensino Superior de Roraima (Universidade Estadual, Universidade Federal e Instituto Federal) participam da manifestação em defesa da permanência e ampliação do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). O ato acontece às 10 horas desta terça-feira (22), no Parlatório do Centro Cívico.
A manifestação também ocorrerá por todo o país na manhã da terça-feira, em preparação à audiência no Senado que ocorrerá no dia 24, quarta-feira, às 10 horas, no Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário 15.
A audiência e a manifestação foram motivados pelo anúncio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de corte de pelo menos 50% das bolsas do Pibid.
A audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado pretende debater também o Papel Estruturante do Pibid. Irão compor a mesa o ministro da Educação Aloízio Mercadante; Carlos Nobre, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Luís Dourado, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE); Belchior de Oliveira, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF); Alessandra Santos de Assis, presidente do Fórum Nacional do Pibid.