Conhecer o Brasil e as particularidades de cada região pode ser muito significativo para a vivência pessoal e também acadêmica. Foi pensando nisso que a Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) criou o Programa de Mobilidade Nacional, o PMN. A ação consiste na oferta de vagas para intercâmbio estudantil entre as 45 instituições afiliadas.
O presidente da Associação, reitor Aldo Nelson Bona (Unicentro), afirma que o intercâmbio dentro do território nacional – assim como o realizado em outros países – proporciona aos estudantes de graduação ganhos incontestes. “Não só do ponto de vista do conteúdo acadêmico, mas fundamentalmente da formação como ser humano”, defende.
Para ele, a ida para uma outra Universidade significa o contato com outras pessoas – professores e colegas de curso –, com uma grade diferente, com uma nova maneira de olhar para um mesmo conteúdo, o que traz uma ampliação nos horizontes formativos.
O Edital para o segundo semestre de 2017 já está em andamento. 27 universidades afiliadas à Abruem estão participando com a oferta de 1.218 vagas para receber estudantes de outras instituições. O número de vagas destinado ao processo de mobilidade, assim como os cursos, varia de Instituição para Instituição.
Os acadêmicos interessados em participar do PMN têm até o dia 31 de maio para se inscreverem. O Edital completo com todas as vagas ofertadas pelas 45 universidades pode ser conferido no site da Abruem. O documento também indica quais são os trâmites que devem ser cumpridos pelos candidatos, como e onde se inscrever.
Boa noite, o site pede um edital que será disponibilizado pela própria universidade. Quando a UERR disponibilizará o seu?
No site da Abruem tem o edital e todas as informações para os interessados
Excelente iniciativa. Vamos divulgar para os alunos. A mobilidade estudantil é uma grande oportunidade para os estudantes.
Uma rica oportunidade de conhecimento e intercâmbio. Gostei.