A Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) está com inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Nacional. O PMN é voltado, exclusivamente, para estudantes de universidades afiliadas à Associação. Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 1.000 vagas para o segundo semestre, em 19 instituições.
As universidades participantes, número de vagas por instituição e cursos, além de documentos necessários e prazos estão disponível no Edital publicado pela Câmara Técnica de Internacionalização e Mobilidade da Abruem. As inscrições vão até 30 de maio. Os resultados finais serão divulgados entre 25 e 29 de junho. O início das aulas será de acordo com o calendário acadêmico das Instituições de Ensino Superior (IES) de destino.
Entre os documentos exigidos estão, por exemplo, um plano de estudos aprovado pelo coordenador do curso de origem e uma carta de recomendação assinada pelo departamento da universidade de origem dirigida a IES escolhida. A seleção seguirá a ordem de recebimento das inscrições.
O objetivo do PMN, segundo o presidente da CT de Internacionalização e Mobilidade, reitor Haroldo Reimer (UEG – Universidade Estadual de Goiás), “é proporcionar aos acadêmicos trocas culturais e contato com novas realidades em IES de outras cidades e estados brasileiros”.