Estão abertas as inscrições para apresentações de trabalhos durante a 5ª Semana de História da Universidade Estadual de Roraima, que será realizada de 19 a 23 de agosto no Campus de Excelência e no Campus Boa Vista (Bairro Canarinho). O evento tem como tema “A nova expressão do conservadorismo e fascismo no Brasil: A História pode restaurar a democracia?”.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 pelo site https://www.even3.com.br/semanadehistoriadauerr/
No mesmo site os interessados em participar como ouvintes também podem se inscrever. O evento é gratuito e aberto para alunos secundaristas, acadêmicos de outras universidades, de outros cursos e/ou que não estejam ligados a nenhuma instituição.
Segundo o CAHIS (Centro Acadêmico de História), responsável pela organização, o evento tem a finalidade de proporcionar aos estudantes, pesquisadores, professores e à comunidade em geral, “um momento de reflexão sobre os desafios da História no Brasil e no cenário mundial, ressaltando o protagonismo de movimentos sociais”.
A Semana de História tem em sua programação minicursos, grupos de trabalhos(GTs), roda de conversa, apresentação de filme (Campus de Excelência), mesas redondas no auditório Amarildo Nogueira Batista (Campus Boa Vista), e momento cultural, no encerramento, com shows e feirinha de artesanato e culinária.
Nas edições anteriores passaram personalidades de renome nacional e internacional como filósofo brasileiro Vladmir Safatle, os historiadores Durval Muniz, Maria Izilda, o mestre em Educação e coordenador da Campanha Nacional Pelo Direito a Educação, Daniel Cara, entre outros. Na II Semana de História, em 2014, houve um público recorde de aproximadamente duas mil pessoas, que participaram do evento.
“É um acontecimento de relevância e prestígio acadêmico e faz parte do calendário de eventos acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima, sempre trazendo à tona temas de grande importância para a sociedade, além de ressaltar a qualidade do curso de História da UERR”, declarou o CAHIS. Além do Centro Acadêmico, participam da organização alunos e colegiado do curso de História.