UERR sediará o evento nos dias 26 a 29 de novembro
Neste ano, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) é a instituição organizadora do Seminário Internacional Viva Língua Viva. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e em 2024 chega à sua terceira edição. As inscrições para ouvinte e apresentação de trabalho (comunicação oral/ pôster) estão abertas e são feitas pelo link https://forms.gle/fUEYjyfFkAYAQzxr9.
Com o tema “Línguas vivas: materiais, materialidades e (materializ)ações”, a programação será realizada de 26 a 29 de novembro, nos turnos matutino e vespertino, no auditório do Campus Célia Maria Magalhães Nobre (Rua Sete de Setembro, 231, Canarinho). O evento contará com conferências, mesas redondas, rodas de conversa, oficinas, sessões de comunicações e de pôster, atividades culturais, entre outras.
O III Seminário Internacional Viva Língua Viva busca gerar diálogos sobre a necessidade de professores indígenas, pesquisadores, falantes e comunidades pensarem juntos sobre materiais didáticos e ações concretas para o ensino das línguas indígenas, principalmente em comunidades onde o costume é restrito a falantes mais velhos ou em locais onde a língua está sendo (re)vitalizada.
A iniciativa da ABRALIN objetiva chamar a atenção sobre a situação de baixa vitalidade de grande parte das línguas originárias e para a necessidade de investimentos e de valorização dos processos de revitalização linguística. Essa terceira edição do Seminário tem coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e do Centro de Apoio Acadêmico aos Povos Indígenas (CAPI) da UERR. A programação completa está disponível no site da ABRALIN, no endereço https://viva.abralin.uerr.edu.br/.