Programas fomentam empreendedorismo entre alunos e professores pesquisadores
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) agora integra o ecossistema de inovação de Roraima. Juntamente com algumas instituições apoia o fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento da inovação tecnológica no ambiente amazônico. A parceria incentiva a participação de alunos e professores da instituição em dois projetos cujas inscrições estão abertas.
O primeiro é o Programa Bolsa de Inovação Tecnológica (BITERR), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O edital visa estimular alunos de instituições de ensino, públicas ou privadas, a desenvolverem pesquisas aplicadas à melhoria de produtos, processos ou serviços oferecidos para iniciativa privada presente no Estado de Roraima, por meio da concessão de bolsas a alunos, sob a coordenação de professores orientadores.
As inscrições são gratuitas e vão até 24 de maio pelo site www.ielrr.com.br. São oferecidas 18 vagas e os projetos de inovação deverão ter foco nas seguintes temáticas: Produção, Gestão, Tecnologia, Serviços, Bioeconomia e Empreendedorismo. A previsão de divulgação do resultado final é o dia 5 de junho. E o início das atividades está marcado para 10 de junho. Clique aqui e confira o edital.
A segunda iniciativa é o Programa Sinapse da Bioeconomia, da Fundação CERTI, cujo objetivo é apoiar a criação de empreendimentos inovadores que auxiliem na preservação da floresta em todos os estados da Amazônia Legal. Serão injetados até R$ 4,2 milhões no ecossistema de inovação amazônico, distribuídos entre até 70 projetos com recursos não-reembolsáveis no valor de até R$ 60 mil para cada um.
Podem se inscrever Pessoa Física maior de 18 anos, ou Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) estabelecida e registrada nos últimos 24 meses. A submissão, avaliação e seleção das propostas serão realizadas em três fases distintas e eliminatórias. O período de inscrição será finalizado em 31 de maio pelo site https://sinapse.jornadaamazonia.org.br/. Clique aqui e confira o edital.