18.11.09
A Universidade Estadual de Roraima inicia hoje (18) o VIII Congresso Norte-Nordeste de Educação Ciência e Matemática. A abertura, aconterá às 19h, no auditório do Campus Boa Vista da UERR e termina no dia 22.
São esperados 55 profissionais de todo Brasil, entre pesquisadores e professores de diversas instituições como ULBRA, UFBA, UFMT, UEA, UFPA e UNICAMP. O objetivo é contar com a participação ativa da população, esclarecer e incentivar a produção cientifica, bem como desenvolver uma analise sobre avanços científicos, tecnológicos e educacionais. As inscrições para acadêmicos, na categoria ouvintes, podem ser realizadas até esta terça, na Pró-reitoria de Extensão da UERR.
O VIII Congresso Norte-Nordeste é uma ação conjunta da UERR, do Instituto Federal e da Universidade Virtual de Roraima. São parceiros a Secretária Estadual de Educação e as universidades Federal do Pará e Luterana do Brasil (Ulbra).
São esperados 1.500 participantes, entre pesquisadores, docentes e acadêmicos. As temáticas do congresso são Metodologias e Tecnologias na Construção dos Conhecimentos da Área das Ciências da Natureza (350 vagas); Metodologias e Tecnologia na Construção dos Conhecimentos da Área de Matemática (350 vagas); Educação para o Desenvolvimento Sustentável (300 vagas); Currículo, Ensino e Avaliação; e Educação, Ciência e Tecnologia (200 vagas).
“É a primeira vez que uma Universidade Estadual irá promover e sediar o evento, fato importante que mostra a solidificação da qualidade de ensino da UERR, no mês em que a Instituição comemora 4 anos”, afirma a vice-reitora da UERR, Ilma Xaud
Haverá palestras, apresentação de trabalhos, oficinas pedagógicas e colóquios, mesas-redondas, além de atividades sócioculturais e recreativas. Simultaneamente, outros dois eventos destacam o estudo da ciência e tecnologia.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, terá a sua IV edição realizada pelo Governo do Estado de Roraima, e a XVIII Feira Estadual de Ciências, pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR).
Além de promover educação e troca de conhecimentos o VIII Congresso Norte-Nordeste de Educação Ciência e Matemática destaca Roraima como ponto de produção de pesquisa e tecnologia. Com a realização do Congresso em Boa Vista, o Estado ganha inserção na rota de produção cientifica do país. “É uma forma de valorização e reconhecimento a grande profissionais que atuam em Roraima”, afirmou a Pró-reitora de Extensão, Nildete Melo.