07.10.09
Com música, dança, teatro, apresentações indígenas e muita cultura a Universidade Estadual de Roraima (UERR) promove durante este final de semana a segunda edição do Yamix: Mostra Artística do Meio Universitário. O evento acontecerá nos dias 09,10 e 11, em Pacaraima, e contará com três ambientes.
A Educação em Roraima também será tema de debate no I Fórum a Respeito da Formação em Arte de Roraima, que acontece no sábado (10). “O objetivo do evento é disseminar a cultura roraimense e abrir espaço para novos talentos” afirma o professor e coordenador do evento, Devair Fiorotti.
Durante os três dias serão realizados shows com Eliakin Rufino, Neuber Uchôa, George Farias, Serginho Barros, Cláudio Lavor e a cantora Euterpe que, juntos com outros artistas locais, se apresentam na primeira edição do Festival de Música de Outono, evento que integra o II Yamix.
Além das raízes roraimenses o II Yamix contará com a atração nacional do poeta e compositor Makely – Ka. Nascido no Piauí, Makely é poeta e compositor e atua em diversas áreas de produção artística. Segundo Lauro Garcia Lisboa do Jornal O Estado de São Paulo “Há poucos letristas como ele na música pop atual. É ouvir para crer”.
Seu primeiro livro de poemas foi lançado em 1998, Objeto Livro (Edição do Autor). Em 2003 lançou Ego Excêntrico. Como compositor está entre os mais gravados de sua geração com mais de quarenta canções registradas em CD por diversos intérpretes como Estrela Leminski.
Desde 2000 vem se apresentando ao lado da cantora Maísa Moura, uma das grandes promessas da nova geração de intérpretes mineiras e gravou com ela o CD Danaide, de 2006. Lançou em 2008 seu primeiro trabalho solo, Autófago. Ultimamente atua nos projetos MPB Petrobrás, com Tom Zé e Caminhos Poéticos da Canção no CCBB (Brasília).
Ascom/UERR
Sâmia Araújo