O Instituto Federal de Roraima (IFRR), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Estadual de Roraima (UERR), assinaram na manhã desta quarta-feira (24), na sala de reuniões da reitoria do Instituto, um Termo de Cooperação Técnica, Administrativa, Científica e Pedagógica. O objetivo é fortalecer a colaboração interinstitucional na execução e na operacionalização da Ação Saberes Indígenas na Escola.
As três instituições já vinham colocando em prática a Ação Saberes Indígenas na Escola desde novembro do ano passado, mas faltava a oficialização por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que ainda não havia sido firmada por questões burocráticas.
A Ação Saberes Indígenas na Escola tem o objetivo de promover a formação continuada dos professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais da educação básica nas escolas indígenas. Dentre os trabalhos desenvolvidos estão o ensino das línguas maternas e a criação de gramáticas específicas.
O reitor do Instituto Federal de Roraima (IFRR), professor Ademar de Araújo Filho, disse que o Estado tem hoje 63 mil índios e 268 escolas indígenas que precisam de estruturação pedagógica. “Precisamos garantir a língua. A língua garante o povo e o povo garante o estado. Eles são os brasileiros que garantem nossas fronteiras da cobiça internacional e o estado tem que retribuir com sua presença e atendimento”.
Ademar parabenizou o reitor da UERR, Regys Freitas, por ser o responsável pelo estreitamento das relações da Estadual com o IFRR. “O Instituto e a Universidade Federal estavam solitários em alguns projetos. Depois que você assumiu os laços entre as instituições de estreitaram”, finalizou.
O reitor Regys Freitas disse que a Universidade Estadual vem desenvolvendo trabalhos em diversas comunidades indígenas. “É da natureza da UERR, de sua constituição estrutural multicampi, o compromisso de levar para todo o Estado a educação superior de qualidade, profissionalizando comunidades”.
Ele falou ainda que a assinatura do termo é um momento histórico para as instituições, que se juntam, em um compromisso de estado, para garantir o ensino da língua materna aos povos indígenas de Roraima, preparando professores e o material didático necessário.
A reitora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Gioconda Martinez, disse que as três instituições se complementam e que quando discute com a bancada federal sobre verbas, pede que sejam destinadas à educação do Estado e não especificamente para a instituição que representa. “Se está colocando para a educação, está colocando para Roraima”. Disse ainda que tem “um profundo respeito pelos desafios da UERR, que cobre uma missão institucional que às vezes a Federal não consegue cobrir”, referindo-se a interiorização.