Atividade faz parte de um projeto de extensão que busca discutir naturalização da violência cometida por homens
Nesta quarta-feira, 16 de abril, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) vai sediar uma ação do Projeto de Extensão Diálogos Sobre Masculinidades, coordenado pelo reitor da instituição, Prof. Dr. Cláudio Travassos Delicato, e pela doutoranda Gilmara Pinheiro, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
A atividade terá início às 18 horas, na sala 12 do Campus Célia Maria Magalhães Nobre (localizado na rua Sete de Setembro, 231, bairro Canarinho). “O objetivo é realizar debates sobre a socialização das masculinidades em espaços universitários e escolares promovendo o conhecimento desse tema para os/as participantes”, informa Travassos.
A proposta do Grupo Reflexivo Diálogos sobre Masculinidades é ser um espaço de reflexão sobre práticas e discursos que naturalizam as violências entre os homens, e deles contra as mulheres. “O grupo é de participação voluntária e aberto ao público em geral com interesse no tema”, destaca o reitor da UERR.
Outras ações estão contempladas no projeto, como oficinas, palestras, curso de capacitação. As reuniões são mensais e tiveram início em fevereiro de 2025, de forma híbrida. O ciclo de encontros já abordou “Masculinidades Indígenas”, e ainda estão previstos debates sobre “Masculinidades e a Pessoa com Deficiência”, e “Masculinidades: Um Olhar a Partir do Audiovisual”.
O “Diálogos sobre Masculinidades” é realizado por meio de encontros em formato de rodas de conversa. Busca questionar o padrão hegemônico de masculinidade da sociedade ocidental. “Funciona como um grupo reflexivo no qual trazemos fundamentos científicos e empíricos a partir das vivências dos participantes sobre as relações de gênero em diferentes culturas”, detalha Travassos.