O professor Regys Odlare Lima de Freitas foi empossado, na noite desta quinta-feira (28), como o primeiro reitor eleito da Universidade Estadual de Roraima pela chanceler da Instituição, governadora Suely Campos. Durante a solenidade, ocorrida no auditório do campus Boa Vista, foram também empossados o vice-reitor Elemar Favreto e os cinco pró-reitores.
“Este momento é histórico. Há muito tempo a comunidade esperava ver empossado um profissional eleito pelo voto dos técnicos, professores e acadêmicos”, disse em seu discurso a governadora Suely Campos. Ela também elogiou o trabalho que Regys vem desempenhando na UERR desde a sua nomeação como reitor pró-tempore, em janeiro do ano passado.
Frisou ainda a interiorização do ensino superior, realizada pela Universidade Estadual, como seu grande diferencial “por oferecer oportunidade aos jovens dos mais distantes rincões de ingressar da Universidade sem precisar se deslocar para Boa Vista ou outras cidades”, finalizou a governadora.
Regys Freitas destacou as dificuldades financeiras e orçamentárias encontradas por ele ao assumir a UERR em janeiro passado. Agradeceu o empenho da sua equipe e o apoio do governo para sanar a dívida de quase sete milhões de reais e fazer a Instituição voltar a crescer. Frisou ainda a abertura de novos cursos de mestrado e doutorado, ampliação e reforma dos campi e o fortalecimento de ações voltadas para a sociedade em todo o Estado.
A solenidade também foi prestigiada pelos deputados estaduais Oleno Matos e Jânio Xingu, representando a presidência da Assembleia; pelos vereadores Renato Queiroz e Edilberto Veras, presidente da Câmara; pelo Tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Gewrly batista, representando o coronel Edivaldo Amaral, comandante do CB; pelo presidente do Iteraima, Alysson Macêdo; pelo presidente da Junta Comercial, Wanderlan Nascimento; pelo diretor da Agência de Defesa Agropecuária, Aroldo Pimentel; pelo presidente da CAER, Danque Esbell; pelo procurador do Ministério Público Estadual, Edson damas; pelo vice-presidente da OAB, Ednaldo Vidal e pelo reitor eleito da Universidade Federal de Roraima, professor Jefferson Fernandes.