A reitora da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e presidente do Conselho Universitário, Patrícia Macedo de Castro, presidirá a sessão solene de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro e governador de Roraima, José de Anchieta. A solenidade acontecerá no dia 25 de março, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, às 19 horas.
O título de Doutor Honoris Causa ao governador será concedido em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados ao Estado e à Universidade Estadual de Roraima. A decisão está em conformidade com a Resolução nº. 041 de outubro de 2011, tomada pelo Conselho Universitário. Para a realização da outorga, todos os membros do referido Conselho estão sendo convocados pela presidente.
À época também foram agraciados com o título, pelo Conselho Universitário, o deputado federal Luciano Castro e o juiz federal Hélder Girão Barreto, em reconhecimento pelas atividades em diversos campos.
A proposta de concessão do título de Doutor “H.C.” ao governador foi feita pela analista jurídica da UERR, Cassandra de Jesus Faria Lacerda, representante do Corpo técnico administrativo junto ao Conselho Universitário. “Isso se faz pelas ações do governador José de Anchieta em defesa das classes sociais menos favorecidas, proporcionando o acesso ao ensino superior no Interior do Estado, bem como às comunidades indígenas”, disse a analista.
Outros pontos que justificam a outorga do título ao governador foram a realização de concursos públicos e a revitalização da Universidade com a construção de novos prédios para atender os campi de São João da Baliza, Caracaraí, Alto Alegre e Mucajaí.
A concessão do título de Doutor “Honoris Causa” caracteriza-se pelo reconhecimento acadêmico a universidade e é concedido à personalidades com a finalidade de reconhecer aqueles que tenham prestado relevantes serviços à causa da instituição, servindo de exemplo para a comunidade acadêmica e para a sociedade.