A meta agora é reproduzir o material para uso de alunos do ensino médio e superior
Com o objetivo de desenvolver a capacidade empreendedora em estudantes do ensino médio e superior, tomando por base aspectos cotidianos de uma empresa, professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima, desenvolveram o jogo de tabuleiro Gestão e Ação, que foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 27, no auditório da instituição.
Gestão e Ação é fruto de um trabalho colaborativo que envolve os cursos de Administração de Empresas, Ciências da Computação, Licenciatura em Física e Medicina. Ao longo da partida, os jogadores irão aprender sobre administração de recursos humanos, administração financeira e mercadológica, além dos processos de logística, abertura de empresas, Tecnologia da Informação, dentre outros conhecimentos.
A professora do curso de Administração, Marta Rufino, explica que o trabalho foi desenvolvido ao longo de oito meses e traz grandes benefícios aos estudantes, independente do curso. “O game permite, de forma lúdica, colocar em prática o conhecimento teórico adquirido durante a formação acadêmica, além de fomentar a criação de empresas de pequeno porte e, com isso, criar oportunidades de negócios e trabalhos que induzam ao crescimento na produção e geração de emprego e renda”, destacou.
O jogo tem como público-alvo alunos do ensino médio e universitários das mais diferentes áreas do conhecimento, e permite até seis jogadores por partida.
Para que o projeto alcance um número maior de pessoas, a Universidade Estadual firmou parceria com a Faculdade Claretiano, a fim de desenvolver a versão virtual do game. “A ideia é que, a partir do jogo físico, a gente construa um aplicativo mobile voltado aos sistemas IOS e Android. Hoje assinamos a intenção do convênio e temos certeza que isso irá adiante, e em breve estaremos com o aplicativo pronto para apresentarmos”, disse o diretor da faculdade, Júlio Santos.
Cláudio Delicato, vice-reitor da Uerr, ressaltou que toda uma gama de conhecimento técnico foi diluída com aspecto lúdico e didático por meio do jogo apresentado. “Além de aprender ainda vão se divertir. Iniciativas como essa que justificam a existência de uma Universidade Pública como a nossa, e esse envolvimento de vários cursos, professores e alunos se esforçando para desenvolverem ideias criativas e lúdicas é o ideal”, destacou.