12.08.09O filósofo gaúcho Dr. Lúcio Packter, fundador da Filosofia Clínica no Brasil, vem pela segunda vez à Boa Vista ministrar palestra na Universidade Estadual de Roraima. O evento acontece no dia 18 de agosto, às 16h, no auditório da instituição e é voltado a acadêmicos, professores a comunidade em geral da área de saúde, psicologia e direito.
A primeira visita do filósofo ao Estado foi em 2007. Depois de longa passagem pela Europa realizando palestras e conferências o filósofo retornou ao Brasil cumprindo uma extensa agenda em Universidades e centros de estudos Filosóficos, em sua maioria de saúde, jurídicos e educacionais por todos os Estados brasileiros. Roraima foi incluindo em seu roteiro de atividades com uma palestra. “Dessa vez será abordada a temática da Filosofia Clínica relacionando-a principalmente à saúde, direito e educação com foco nos conflitos existenciais do cotidiano humano”, explicou o filósofo.
O coordenador do curso de Filosofia da UERR, Elialdo Rodrigue de Oliveira, disse que os acadêmicos que participarem do evento terão um certificado de participação emitido equivalente a três horas. “O graduado em Filosofia deverá possuir sólida formação para atuar como profissional da filosofia, independente da habilitação escolhida, poderá atuar como docente em Filosofia, em consultorias, assessorias em geral e após cursar a especialização em Filosofia Clínica poderá atuar como Filósofo Clínico”.
Currículo – Lúcio Packter, filósofo gaúcho, introduziu a Filosofia clínica no Brasil, na década de 80. Em Porto Alegre, na década de 90, fundou o Instituto Packter (nome em homenagem ao avô paterno) e, desde então, com várias pesquisas concluídas e em andamento sobre Filosofia Clínica, passou a dar atendimento à comunidade, fazendo palestras, ministrando cursos, apresentando workshop em todo o país e formando novos Filósofos clínicos.