A Universidade Estadual de Roraima realizará de 12 a 14 de novembro, no Parque Anauá, a 23a Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima), a 5a Mostra de Química da Amazônia Setentrional e o 6o Torneio Estadual de Robótica Educacional.
Este ano serão apresentados 134 projetos, reunindo aproximadamente 1.000 alunos e 200 professores da Educação Básica além de 100 orientadores científicos das diversas instituições de pesquisa do Estado, alcançando um novo recorde, envolvendo escolas da capital Boa Vista e do Município de Alto Alegre.
O evento contará, pela primeira vez, com a participação de alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. O objetivo é desperta o senso crítico e promover o engajamento dos alunos em temas e questões voltados para a melhoria da qualidade de vida e da transformação da sociedade.
A Fecirr, a Mostra de Química da Amazônia Setentrional e o Torneio de Robótica são coordenados pelo Nupecem (Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática) desde 2011, e é considerada como o maior evento de Iniciação Científica do Estado de Roraima. São eventos importantes e vêm, a cada ano, superando tanto na qualidade dos trabalhos apresentados quanto na capacidade de atendimento e aporte para os participantes.
Segundo a coordenação do evento, a parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Desporto sempre foi indispensável, principalmente no que se refere à mobilização das escolas por intermédio de gestores, coordenadores pedagógicos, professores e do corpo técnico. A SEED privilegia, no calendário escolar, as mostras científicas e fornece, durante os dias dos eventos, o apoio logístico para o deslocamento, alojamento e alimentação dos alunos participantes.
Os três eventos são financiados pelo CNPq e MEC, recebendo recursos na ordem de R$ 200 mil, que são utilizados na infraestrutura.