A Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) realizou um encontro com os representantes das instituições de ensino locais para discutir e definir a participação e construção de uma proposta conjunta no âmbito da chamada do programa INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia).
Estiveram presentes o reitor da UFRR (Universidade Federal de Roraima), José Geraldo Ticianeli, a reitora do IFRR (Instituto Federal de Roraima), Nilra Jane, a diretora de pesquisa da UERR (Universidade do Estado de Roraima), Flávia Antunes e demais representantes das instituições.
O programa recebe até 09 de dezembro propostas de criação de novos institutos. Criado em 2008, o programa é voltado a promover a formação de redes multi-institucionais e interdisciplinares dedicadas à investigação científica em temáticas estratégicas e enfrentamento a grandes desafios nacionais.
Durante o encontro, a diretoria da Faperr apresentou os resultados positivos obtidos neste ano no que se refere aos programas de incentivo à ciência, pesquisa e inovação em Roraima. Foram apresentadas também propostas de novos editais previstos para 2025/2026 com programas que precisam de parcerias para sua execução, beneficiando não somente a comunidade acadêmica, mas toda a sociedade.
O presidente Pedro Cerino conta que o apoio das instituições de ensino superior é essencial para a construção de um trabalho com conhecimento técnico. “Essa é a primeira reunião que nós fazemos somente com os reitores para apresentar a Faperr, os projetos, programas e editais que nós estamos desenvolvendo. Estreitando as parcerias para que nós possamos desenvolver um trabalho com mais eficiência e eficácia”, avalia.
José Geraldo Ticianeli destacou que os incentivos para pesquisadores e alunos são fundamentais para que o estado avance em projetos de inovação. “Quero parabenizar os dirigentes da Faperr por essa oportunidade de chamar as instituições de ensino e apresentar todos os editais previstos. São editais que atingem várias áreas de concentração como apoio a eventos, publicações científicas e que estão de encontro às necessidades das instituições, principalmente para os docentes que trabalham na área da pesquisa”, afirma.
Para a reitora do IFRR, Nilra Jane, a reunião trouxe novas perspectivas de trabalho. “Tem uma importância muito grande essa aproximação, essa aliança que tem que ter entre as instituições, ICTS e a própria Fundação para que a gente possa estar alavancando esses projetos, estar trabalhando em conjunto desde o início para que a execução seja mais promissora”, reforçou Nilra.
A representante da UERR, pesquisadora Flávia Antunes, também agradeceu o convite e parabenizou a Faperr pela iniciativa, principalmente de promover editais que contemplam uma ampla diversidade de áreas do conhecimento. Um grupo focal com representantes da Faperr e das instituições de ensino superior foi formado para trabalhar em conjunto visando o desenvolvimento do estado de Roraima no campo da ciência, pesquisa e inovação e da chamada Programa INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia).
Fonte: SECOM/GOVRR