VIII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA- VIII CNNECIM
IV SEMANA ESTADUAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
XVIII FEIRA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE RORAIMA
REALIZAÇÃO: 17 A 22/11/2009
APRESENTAÇÃO
Buscamos com a realização da oitava edição do Congresso Norte-Nordeste de Educação em Ciências e Matemática – VIII CNNECIM, promover um espaço qualificado para a discussão e disseminação de propostas e resultados de estudos vinculados ao processo ensino e aprendizagem, focalizado principalmente nos fundamentos da Educação das Ciências e Matemática.
A realização da VIII edição do CNNECIM é de responsabilidade das seguintes instituições de ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA-UERR através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, da UNIVERSIDADE VIRTUAL DE RORAIMA-UNIVIRR e INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE RORAIMA-IFRR. Contando com as seguintes instituições parcerias: UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL-ULBRA/RS através do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-PPGECIM e do LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS-LPEC, da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA-UFPA juntamente com o NÚCLEO PEDAGÓGICO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-NPADC.
Nossa proposta pretende desenvolver ações vinculadas ao Ensino das Ciências e Matemática, focalizado no paradigma ambiental, discutindo as novas tendências metodológicas e tecnológicas para a Educação em Ciências e Matemática. Entendemos que a temática optada possibilitará uma profícua discussão sobre um novo olhar sobre pessoas, sociedade e ambiente. Este evento está voltado para professores de todos os níveis bem como para alunos licenciandos e de Programas de Pós-graduação de áreas afins ao ensino das Ciências e Matemática.
A programação desenvolverá ações vinculadas à Educação Científica, com ênfase na construção e resgate de processos metodológicos que visam desenvolver o espírito crítico e criativo dos alunos da Educação Básica. Queremos valorizar a integração dos currículos formal e informal, considerando os aspectos filosóficos e epistemológicos, bem como os componentes curriculares, na área das Ciências da Natureza e das Exatas, numa visão de Educação Integral, possibilitando avanços significativos na valorização do processo ensino e aprendizagem, bem como o surgimento de novos pesquisadores.
A discussão das possibilidades para a compreensão de uma teoria educativa voltada para a Alfabetização Científica, com base racional e objetiva, aproximando o rigor científico e estabelecendo leis gerais para as mudanças do comportamento humano, que possibilitam uma proposta educativa transformadora, principalmente direcionada para o Campo Ambiental também se constitui em horizonte para esta edição do CNNECIM.
Por outro lado, as possibilidades da vivência dos princípios da Educação Científica, aliada ao desenvolvimento de atividades de investigação, buscando soluções e uma nova postura filosófica e epistemológica para a Educação das Ciências, Matemática, e Tecnologia, indica que as atividades científicas também possibilitam a formação de novas concepções direcionadas para a comunidade científica e integradas potencialmente por todos os atores da sociedade (professores, alunos, pesquisadores e demais segmentos).
A proposição de eventos técnico-científicos e educacionais, poderá desencadear um processo de atualização permanente dos envolvidos criando uma cultura de discussão científica local com vistas ao desenvolvimento de pesquisas nas áreas das ciências e matemática.
Sejam bem vindos. Roraima os acolhe com muita alegria.
A EQUIPE COORDENADORA.