O Professor Doutor Robson Oliveira de Souza, coordenador do Colegiado de Tecnologia em Ciências Agrárias (CTCA) da Universidade Estadual de Roraima (UERR) é o convidado do Programa “Por dentro da Ciência”, que irá ao ar na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, na Rádio Universitária FM 95.9, às 10h, com apresentação do professor Doutor Roberto Câmara de Araújo, do Departamento de Física da UFRR.
“O ‘Por Dentro da Ciência’ vem dando uma contribuição decisiva na divulgação científica de temas diversos que variam entre as ciências exatas, da saúde e humanas, pendendo um pouco para os temas mais complexos das exatas. Busca fazer com que o conhecimento produzido no espaço acadêmico chegue até a população”, frisa Souza.
O docente da UERR conversou de forma descontraída sobre seus projetos de Mestrado, realizado em 1995 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Doutorado (2019) e Pós-Doutorado (2024), realizados na Universidade Federal do Amazonas (UFAM, AM).
Na primeira parte do programa, Souza, aborda sobre o seu mestrado, realizado em Agronomia, na Área de Concentração em Produção Vegetal, cujo título da dissertação é “Balãozinho (Cardiospermum halicacabum L.) na cultura da soja (Glycine max (L.) Merrill) – Aspectos biológicos e controle químico”, sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Luiz de Oliveira Machado, titular da UFSM.
O entrevistado também aborda sobre suas experiências profissionais desenvolvidas como assessor de pesquisa e desenvolvimento de mercado na DEFENSA – INDÚSTRIA DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS S.A., de 1986 a 1992; pesquisador da área de plantas daninhas da Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa Fecotrigo (FUNDACEP FECOTRIGO), de 1993 a 1995; bolsista da FAPERGS no Centro Nacional de Pesquisa de Trigo – EMBRAPA, de 1995 a 1996; e consultor científico do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) no Centro Nacional de Pesquisa de Trigo – EMBRAPA, de 1996 a 1998.
A segunda parte do programa foi sobre o Doutorado e o Pós-Doutorado realizados na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Souza discorreu sobre sua tese de doutorado, intitulada: “Capacidade de carga de pesca esportiva no rio Água Boa do Univini na região do baixo rio Branco – Roraima – Brasil”, que significa o limite máximo de pescadores esportivos que podem pescar no rio em um determinado período de tempo, sem causar impacto ambiental na população de peixes.
Essa capacidade de carga de pesca esportiva, foi determinada pela metodologia de Miguel Cifuentes (1992), que estima a capacidade de carga do turismo em ambientes terrestres. “No nosso caso, essa metodologia foi adaptada para o ambiente aquático, o que nos permitiu determinar a capacidade de carga de pesca esportiva do rio Água Boa do Univini, para os dois empreendimentos que operam simultaneamente nesse rio: de 12 barcos motorizados com dois pescadores esportivos por dia. Acima desse valor, começam a causar impactos negativos na população de peixes do rio em questão”, explica.
Na parte do Pós-Doutorado, Souza falou da importância do cuidado com o peixe. “O produto do turismo de pesca esportiva é o peixe. Se no rio não tem peixes, não adianta as instalações do hotel flutuante e hotel de selva serem boas e bonitas, que o pescador esportivo não vai. Ele vai aonde tem peixes, para ele fazer uma bela pescaria”, frisa. Souza falou que foram lançados dois e-books, um no idioma português, cujo título é: “Fotografe seu troféu” e o outro no idioma inglês, com o título: PUTTING LIVES BACK IN TO THE WATERS: GOOD MANAGEMENT PRACTICES IN SPORTFISHING, com o propósito de informar ao pescador esportivo o modo correto de manuseio do peixe (troféu).
“Não é correto pensar que o peixe é resistente a tudo, e que pode ser pescado de qualquer maneira antes de ser devolvido à água. Para que o sistema de pesque-e-solte funcione e com benefícios é importante o pescador esportivo entender e executar as orientações desses e-books, de tal forma que o peixe possa se recuperar e continuar e se desenvolver em seu ambiente, garantindo a sua sobrevivência”, ressalta.
Os e-books trazem ainda lembrete aos pescadores esportivos, para que eles busquem aperfeiçoar e desenvolver suas habilidades pesqueiras, para que sua pescaria garanta a sobrevivência do peixe, cause o mínimo de impacto ao meio ambiente, respeitando a natureza e garantindo a qualidade da pesca esportiva para o futuro. Os e-books podem ser adquiridos no Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo do Estado de Roraima.