A Universidade Estadual de Roraima realizou na manhã de hoje (14), no auditório Amarildo Nogueira Batista, a segunda solenidade de entrega de certificados de conclusão do Programa Idade Ativa. Neste ano, 33 pessoas concluíram o curso e seis deles passaram no Vestibular UERR 2020.
O Idade Ativa é coordenado pelo NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão) e atende pessoas com idade acima de 50 anos. Todos os cursos de graduação da UERR dispõem de uma vaga para os integrantes do Programa.
A solenidade teve início com o depoimento da senhora Jacomina Martins, que falou emocionada sobre a importância do Idade Ativa na sua vida. O orador oficial foi Francisco Leda dos Santos. Em seguida houve a entrega de certificados para os professores e alunos.
Chigusa Tsukuda, 80 anos, contou que saiu do Japão aos 15 anos de idade. Com a morte do pai passou a trabalhar para cuidar da mãe e dos irmãos. A oportunidade de estudar veio quando a mãe dela morreu, com quase 100 anos. Ele fez o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), se inscreveu no Idade Ativa e passou no vestibular para Geografia na UERR.
Dona Iaiá (Maria do Rosário) cantou uma música, a aluna Raimunda Ferreira fez uma oração e Sebastiana Andrade entregou uma lembrança, em nome dos colegas, para a coordenadora do NAI, Jussara Barbosa.